segunda-feira, 21 de março de 2011

VIDEOGAME KINECT PÕE DIVERSÃO NA FISIOTERAPIA


Conhecidos por fazerem a alegria de crianças, adolescentes e até mesmo dos adultos, os videogames estão cada vez mais modernos e agora estão tornando-se verdadeiros aliados da medicina.

O sistema do Xbox Kinect oferece uma nova tecnologia baseada em um sensor de movimentos que detecta o próprio corpo como ferramenta do jogo, permitindo que os pacientes se movimentem completamente sem o uso de controles manuais, apenas se posicionando em frente à tela, o que o difere de outros videogames como o Nitendo Wii. Seus jogos rompem a idéia de exercícios monótonos e repetitivos, dando mais motivação ao paciente, possuindo uma grande variedade de movimentos que podem ser realizadas com mais esforço e diversão, tendo como exemplo, o jogo EA Sports Active que têm a capacidade de monitorar os batimentos cardíacos e gastos calóricos durante as atividades.

Durante a terapia é possível simular jogos de tênis, futebol, luta de boxe, vôlei, atletismo, ginástica ou praticar danças, além de outros exercícios que desenvolvem a força, resistência, equilíbrio e o condicionamento físico. Os pacientes, sem perceberem, executam movimentos que eles consideram difíceis, facilitando bastante sua recuperação e desempenho na atividade física. Esse novo sistema possibilita que o profissional de fisioterapia faça os exercícios juntamente com os pacientes, acelerando a sua recuperação e proporcionando uma maior interação entre eles.

O tratamento é indicado para todas as idades, tanto para problemas ortopédicos quanto neurológicos. Em caso de dano neurológico, é bastante proveitoso para auxiliar na recuperação motora, necessária em casos como o de adultos que sofreram acidente vascular cerebral (AVC ou derrame cerebral). O tratamento visa trabalhar coordenação motora, força e raciocínio. Pacientes que fizeram cirurgias ortopédicas, ou sofreram algum tipo de lesão musculoesquelética e que estejam na fase final do tratamento, vai objetivar um trabalho de resistência e força muscular, coordenação e equilíbrio, ajudando aqueles que estão na fase de propriocepção (situação em que o paciente passa a ter percepção espacial de seu corpo, como posição e orientação).

As contra-indicações seriam grávidas nos três primeiros meses de gestação, pessoas com problemas mentais, ou que apresentem um quadro agudo de dor. Outro ponto que deve ser ressaltado é que o Kinect só deverá ser usado como forma de tratamento depois de uma avaliação médica, e as sessões deve ser acompanhada por um fisioterapeuta. No entanto, esta nova técnica não substitui a terapia convencional, mas representa mais uma forma de cumprir objetivos específicos associados com a Fisioterapia