sábado, 3 de julho de 2010

Atendimento Domiciliar

O Atendimento Domiciliar busca o melhoramento de vida através dos benefícios proporcionados ao paciente como: maior comodidade, melhor afinidade e contato com o Fisioterapeuta observando as reais dificuldades e as necessidades do paciente em suas atividades da vida diária e recuperação rápida, pois o tratamento é personalizado.
A Fisioterapia Domiciliar utiliza aparelhos portáteis e modernos de fácil transporte, tornando o tratamento em casa semelhante ao de uma clínica fisioterápica com o mesmo custo para o paciente.
Diversas patologias podem ser tratadas em casa desde que o paciente esteja relativamente estável, com objetivos de prevenir incapacidades, reabilitar ou readaptar a capacidade funcional comprometida.Avaliar o ambiente domiciliar em relação a barreiras arquitetônicas que impedem a mobilidade e a locomoção do doente visando prevenção de acidentes.Prescrever dispositívos de auxílio à marcha, permitindo ao paciente melhor qualidade de vida de acordo com suas limitações funcionais.

Terapia Manual


A terapia manual é uma parte da fisioterapia onde o fisioterapeuta aprende a avaliar como um todo seu paciente, avaliando a dor e disfunção, detectando anormalidades do movimento, testando tecidos estruturais anatômicos e formar um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados da avaliação cumprindo seu objetivo.
Os terapeutas manuais utilizam suas habilidades de avaliação, conhecimento de anatomia, biomecânica, fisiologia, ergonomia, etc, para relevar a importância de cada componente de hipótese de trabalho da causa do problema do paciente

Fisioterapia Traumato Ortopédica e Reumatológica


Esta especialidade compreende a recuperação decorrente de distúrbios funcionais de origem reumática degenerativa ou inflamatórias dos membros e da coluna vertebral, cervicalgias, sinovites, tendinites, bursites, processos inflamatórios pélvicos, contusões, entorses, luxações, lesões ligamentares, disfunções tendinosas ou musculares, fibromialgias, recuperação funcional pós cirurgica ou pós imobilizações, alteração do eixo da coluna vertebral, politraumatismos, repotencialização miocinética, doença ocupacional relativa ao trabalho - DORT.

Fisioterapia Desportiva


A Fisioterapia Desportiva, é um programa dinâmico de exercícios prescritos para prevenir ou reverter os efeitos deletérios da inatividade enquanto o indivíduo recupera seu nível de competição. Diferentemente da reabilitação convencional, na qual o retorno completo da função poderá não ser possível, a reabilitação atlética combina o exercício e as modalidades terapêuticas com a finalidade de restaurar os atletas ao seu nível normal de atividade. A reabilitação atlética não inclui apenas a restauração completa do desempenho irrestrito, mas se esforça também para um nível de condicionamento maior do que o nível que o atleta possuía antes da lesão.
Terá que levar em conta força muscular, potência, flexibilidade e resistência (endurance), assim como equilíbrio, propriocepção, momento apropriado e desempenho cardiovascular. Cada programa de reabilitação deve ser individualizado de forma a atender as necessidades individuais de cada atleta.
A fisioterapia desportiva, ou reabilitação atlética abarca principalmente a restauração das estruturas músculo-esqueléticas traumatizadas.

Fisioterapia Neurológica


A Fisioterapia Neurológica compreende a reabilitação motora decorrente de processos distróficos, ataxias, alterações sensitivas ou motoras, miopatias, paresias, lesões do sistema nervoso periférico, plegias, lesões do sistema nervoso central, AVC (acidente vascular cerebral),enfermidades degenerativas e retardo no desenvolvimento motor.

Fisioterapia Geriátrica


Este tipo de Fisioterapia compreende em tratar indivíduos da terceira idade, o que demanda muito mais cuidados ao paciente, que muitas vezes é de risco. O tratamento ajuda o idoso que possuem problemas como:deficit de equilibrio, perda de força muscular, disturbios da marcha, cardiopatias, diabetes, osteoporose,limitações articulares, entre outros, objetivando promover saúde e prevenir complicações mais sérias.